Clonagem e troca de números de celulares se tornou banal no Brasil
A falta de segurança impera em todos os lugares, e com milhares de sites aceitando reativar a sua conta através de SMS, os fraudadores usam as brechas impossíveis e inimagináveis para conseguir acessar as contas de qualquer usuário, como contas de e-mail, Whatsapp, Pic Pay, RecargaPay, Iti do Itaú (que mal surgiu e já conta com incidentes), e contas digitais diversas, afinal, basta ir no recuperar senha, e ativar a conta por SMS e pronto.
Criminosos fazem uso destas linhas roubadas contactando os seus contatos, pedindo dinheiro e transferências, pagando boletos sempre usando conta de terceiros, e muita das vezes, realiza a inclusão de cartões de crédito, paga boleto de terceiros, trazendo ou não prejuízo financeiro para a pessoa que foi vítima, o que em alguns casos a impede de criar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia, pois ela não foi vítima final, foi apenas um intermediário.
O que era para ser o item mais segundo no mundo, como a clonagem de números de celulares na rede GSM, no Brasil isto é banal, e as operadoras não estão nem aí para as reclamações de seus usuários.
De todas as operadoras no Reclame Aqui que encontramos no Brasil, como TIM, Claro, Vivo e Oi, todas elas estão com a classificação "Não recomendada" em todo o período, ou seja, nenhuma presta.
Todos já sabem que as operadoras não prestam um bom serviço, mas temos aqui as referências específicas de várias pessoas que tiveram o mesmo problema: Sua linha foi cancelada ou alterada, e seu número passou a ser utilizado por um terceiro, e houveram casos de uso indevido das contas digitais. A resposta da operadora, quando é fornecida ao usuário, é sempre a mesma: 5 dias úteis para verificar o caso.
Podemos considerar que isto é uma máfia que age dentro das operadoras, como no caso de um cliente Claro Controle: Sua linha foi cancelada, se tornou pré-pago, e em seguida o número passou a ser de um novo cliente em um outro lugar, e acessou o Whatsapp e Pic Pay.
No dia 30/11, por volta das 17hs, a operadora informou que houve um cancelamento realizado pela internet, mas não informou que havia troca de "recurso", referindo-se a troca do chip.
Neste mesmo dia, por volta das 18h30, o whatsapp foi desconectado porque foi conectado em outro aparelho, e então o Pic Pay passou a ser acessado através de um aparelho Motorola.
O usuário percebeu que sua conta Pic Pay não mostrava se havia outras sessões conectadas, e como ele mantém todas as sessões autenticadas, percebeu que um cartão de crédito adicional aparecia na conta, e mesmo removendo, excluiu sempre que aparecia.
Parecia um sintoma de clonagem de número, onde outra pessoa passou a receber SMS e ligações, porém, só percebeu que o número havia sido alterado ao ligar para a operadora e o atendente falou:
Atendente: "O atendimento é para a mesma linha que está me ligando?"
Cliente: "Sim"
Atendente: "Linha final xx84?"
Cliente: "Não, o final é xx02."
Atendente: "Então o atendimento não é para a linha que está ligando?" - em tom de deboche.
Cliente "Eu estou ligando a partir do meu número, que é final xx02."
Atendente: "Qual a linha que quer atendimento, por favor?" - em tom de deboche e sarcasmo.
Então neste momento, percebeu-se a fraude: Alguém dentro da operadora Claro entrou nos sistemas e alterou o ICCID, que é o código do chip GSM para um outro ICCID de outro chip qualquer, e não há ninguém que pode realizar isto através do atendimento telefônico, pela web, ou na loja, sendo um item exclusivamente interno dentro da operadora, ou seja, a fraude vem de dentro da própria operadora de celular.
Foi solicitado o cancelamento do chip por fraude, mas não tinha opção, e o atendente falou que só tinha três opções: Roubo, Furto ou Perda. Como não tinha opção, o usuário usou a opção roubo, pois roubaram o número que pertencia a ele, e acessou indevidamente as contas.
O caso foi solucionado apenas na loja da Claro, onde teve que obrigatoriamente adquirir um novo plano fidelizado por 12 meses, e ainda teve que pagar pelo novo chip para restaurar a linha, mesmo mediante a fraude e evidência do chip atual contendo outra linha de um terceiro cliente que também havia sofrido do mesmo problema.
Após recuperar a linha, foi ao 6º DP para prestar depoimento e abrir o boletim de ocorrência, o que lhe foi negado, já que não houve prejuízos financeiros, pois bloqueou as contas de cartão de crédito antes que o criminoso pudesse realizar qualquer ação, e sem prejuízos, não caracteriza-se crime, e não entra no código penal, conforme foi orientado assim pelo policial que estava em plantão, e que não iria adiantar em nada fornecer um papel da ocorrência neste caso, e que nada poderia ser feito.
Informou também para procurar um advogado para o caso, mas o processo seria contra a operadora em caso civil, e não penal.
Mas como a pessoa de dentro da operadora teria acesso a saber se o número associado tinha uma conta Pic Pay verificada para realizar pagamentos aleatórios utilizando qualquer cartão de crédito?
Acreditamos que seja uma máfia, e o mais seguro atualmente, é remover o seu número de celular de qualquer conta que possua, e não ativar a autenticação de dois fatores utilizando o método de SMS.
O usuário que relatou o caso específico pertence a equipe do Tubão, mas vários outros relatos semelhantes encontramos em várias reclamações do site Reclame Aqui, e nenhuma operadora está a salvo da clonagem e/ou troca de números celulares no Brasil.
Clonagem de Chips, quem está a salvo?
Vivo:Clonagem de chip - https://www.reclameaqui.com.br/vivo-celular-fixo-internet-tv/clonagem-de-chip_6xdEa-vNgI1Xq3Sn/
Linha telefônica clonada - https://www.reclameaqui.com.br/vivo-celular-fixo-internet-tv/minha-linha-telefonica-foi-clonada-e-a-operadora-nao-resolve_anPJ_o7sO7-RkIj4/
Uso indevido de documentos pessoais - https://www.reclameaqui.com.br/vivo-celular-fixo-internet-tv/clonagem-uso-indevido-de-documentos-pessoais_S-u1a61ccyvJQl8d/
Claro:
Cancelamento e troca do número do chip, e acesso indevido a contas digitais como Pic Pay - https://www.reclameaqui.com.br/claro/cancelaram-minha-linha-claro-controle-e-trocaram-o-numero-do-meu-chip-para_oQBbvrI3cBdUPEks/ (Ocorrência com Equipe Tubão)
Tentativa de Clonagem - https://www.reclameaqui.com.br/claro/tentativa-de-clonagem_J-1NAHNRnAMBQOqS/
Clonagem de Whatsapp - https://www.reclameaqui.com.br/claro/clonagem-do-whatsapp_J7Eh43-Ew54gZ01I/
TIM:
Mudança de plano não solicitada - https://www.reclameaqui.com.br/tim-celular/mudanca-de-plano-nao-solicitada-pelo-titular_8ZZ_2VVjl8N7T2JY/
Troca do número para um chip virgem sem autorização - https://www.reclameaqui.com.br/tim-celular/transferencia-do-meu-numero-para-um-chip-virgem-sem-minha-autorizacao_5bPVllZpWdsWNppp/
Oi:
Número clonado - https://www.reclameaqui.com.br/oi-movel-fixo-tv/numero-clonado_Mim_QnOduoy3dCKs/
Clonagem de número - https://www.reclameaqui.com.br/oi-movel-fixo-tv/clonagem-de-numero-da-oi_VMCr_jICWByQ4z77/
Bloqueio da linha por indício de clonagem - https://www.reclameaqui.com.br/oi-movel-fixo-tv/bloqueio-da-oi-sem-justificativa-plausivel_nj-c_UcPija_L-c6/
Nextel:
Clonaram e cancelaram a linha - https://www.reclameaqui.com.br/nextel/clonaram-cancelaram-a-minha-linha_pJ7g41CLClIByqss/
Cobrança e atendimento por clonagem da linha - https://www.reclameaqui.com.br/nextel/cobranca-e-atendimento_FyWBeteLVVvK04GY/
Se alguém foi vítima do mesmo caso em outras operadoras não relacionadas ou relacionadas aqui, e quer deixar seu depoimento, por favor, realize através da área de comentários neste site.
Referências: Reclame Aqui
Nenhum comentário
Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.